Estudo aponta para a existência de área cerebral especializada em reconhecer Pokémon - Blogs de videojogos

Estudo aponta para a existência de área cerebral especializada em reconhecer Pokémon



Quem já se aventurou pelos jogos dos monstrinhos de bolso pode em algum momento ter se perguntado: "Como é possível que eu tenha tanta dificuldade para guardar algumas informações novas importantes, mas do nome de mais de 800 Pokémon eu me lembro com a maior facilidade"". Um estudo publicado ontem no periódico científico Nature Human Behaviour pode oferecer a resposta para essa pergunta cruel.

O pesquisador Jesse Gomez, do Departamento de Neuroanatomia Cognitiva da UC Berkeley, conduzia uma pesquisa para entender melhor como o cérebro se desenvolve no sentido de especializar áreas neuronais destinadas a identificar objetos específicos. Estudos do tipo normalmente exigiriam acompanhar o desenvolvimento de crianças ao longo de anos, o que é sempre muito custoso e difícil. Foi aí que Gomez se voltou ao seu Game Boy como musa inspiradora: e se o fenômeno cultural Pokémon Red & Blue (GB) tivesse feito, sem querer, um imenso experimento natural por si só"
Baseado nisso, o grupo de investigadores decidiu comparar tarefas de reconhecimento de objetos entre um grupo de pessoas que jogou Pokémon na infância por um tempo determinado, e outras que não o fizeram. As tarefas de nomeação traziam objetos comuns (faces, animais, carros, palavras) misturados às criaturas de bolso. O resultado intrigante é que os jogadores expostos a Pokémon na infância desenvolveram uma pequena área no cérebro destinada ao reconhecimento das...
URL: http://www.nintendoblast.com.br/

--------------------------------
 
Hyper Scape: Modo de jogo por tempo limitado | Trailer de guerra de facções | Ubisoft

-------------------------------------