Nintendo e filosofia: The Legend of Zelda e o mito do herói - Blogs de videojogos

Nintendo e filosofia: The Legend of Zelda e o mito do herói



Em 1949 Joseph Campbell publicou ?O herói de mil faces?. Nesse livro o autor argumentava que em diversas culturas, e em épocas distintas, a figura do herói tem a mesma força, inclusive apresentando características semelhantes na forma como os mitos são construídos. The Legend Zelda, série de jogos lançada em 1986 e criada por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, aborda à sua maneira a representação do herói a partir da história de Link e da Princesa Zelda. Nesse texto, que faz parte de uma sequência de aproximações entre a Nintendo e a filosofia, procuro mostrar como as ideias de Campbell se aproximam dessa que é uma das séries mais queridas da Nintendo.
O monomitoPara Joseph Campbell (1904-1987) o mito possui, antes de tudo, uma função psicológica. Longe de seu significado pejorativo como mentira ou enganação, o mito, para o escritor norte-americano, é uma forma de conexão do ser humano com a natureza por meio da imaginação. Essa faculdade intuitiva, comum a todos nós, permite que determinadas estruturas estejam presentes em culturas e épocas diferentes.
O mito do herói, chamado por Campbell de monomito, é um dos que melhor representa essa estrutura. A necessidade da representação do herói tem relação com um desejo constante de superação dos problemas e males que nos afligem. Ao mesmo tempo, a atitude heróica não é, necessariamente, uma eliminação de todos os problemas, como mostra a utilização do heroísmo trágico em...
URL: http://www.nintendoblast.com.br/

--------------------------------
 
Overwatch 2 Cinemática de Anúncio| ?Zero Hour? | PS4

-------------------------------------